quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Fitness

Cheguei a conclusão que não ia poder contar com o clima de Ithaca por muito tempo. Primeiro, é totalmente imprevisível, um dia tá quente e sol, no dia seguinte cai 10 graus e chove. Segundo, de acordo com alguns alunos Ithaca tem em média 90 dias de sol ao ano. Terceiro, dependendo de como for o ano final de novembro pode já começar a nevar e em alguns casos tem neve até março!

Ou seja, minhas corridas no bosque estavam fadadas a terminar e eu a ficar sem fazer nada. Assim, me inscrevi no programa de Wellness da Cornell. Com isso tenho direito de usar qualquer uma das quatro unidades, fazer aulas que eles oferecem e ainda usar a piscina! Tudo isso pela bagatela de 135 dolares até o final de junho de 2011. Nada mal hein Academia até o final da minha estadia aqui elo preço de 1 mês de Pro Forma ou Body Tech. Esta unidade é a que tenho usado, fica mais pertinho de casa.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Jogo do Bicho

Será que isso é um sinal e eu estou dando bobeira em NÃO jogar no bicho?! A cada dia me sinto mais na floresta da Branca de Neve ou algo assim. Primeiro, os milhões de esquilos, depois águias, veados, coelhos, lebres e agora gambá!

Sim, hoje estava atravessando a rua da universidade, entre o meu velho e o meu novo laboratório um verdadeira gambá, dessa vez o próprio Pepe LePew! Por isso que eu tenho que andar com a máquina no bolso, não tem jeito, mas achei uma fotinho de um primo dele para colocar.

A pergunta: será que além do veado e coelho também dá para jogar com os outros bichos?!


domingo, 26 de setembro de 2010

Ivy League? Serio?

Segue email que recebi pelo mailing da Cornell:
"The Quidditch club has come to us in an hour of need... They asked if there is anyone interested in being the snitch (person who runs around avoiding the two seekers while wearing yellow) for tomorrow's Quidditch games.  The games are from 1 - 4pm, but only a half hour of your time is needed.  If interested please email"

Eu, como não tinha idéia do que seria Quidditch, fui ao Google e descobri não só o que era isso, mas que as grandes universidades, tipo Ivy League, tem times e realizam campeonatos... Meus Deus, que decepção! Para os curiosos segue até reportagem na CBS (www.youtube.com/watch?v=5UfPij5ABdo)
The Yale Quidditch team defeated Harvard on Cross Campus (legenda oficial!)

sábado, 25 de setembro de 2010

Cornell x Yale

Sábado, 12:30h, horário esquisito mas... tinha Homecoming Game do time de futebol americano. Ou seja, começou a temporada da Ivy League e este era o primeiro jogo de Cornell em casa. Cheguei na faculdade 11h mais ou menos e foi muito legal ver que todo mundo estava ali para o jogo. Já no ônibus você via todo mundo de blusa vermelha. Inclusive ganhei uma!

Passando por Collegetown, bairro bem de estudante, você já via as pilhas de copo plástico jogados no chão e o povo já alterado de cerveja. Bom, se não estavam era aquele momento em que você quer agir como birita mesmo sem estar. Afinal, como conversaram duas adolescentes na minha frente na arquibancada:
- Gislaine, cadê o John?
- Não sei, tipo assim, acho que ele não vem
- TIPO ASSIM, COMO É QUE ELE NÃO VEM?! Se ele não vem, tipo assim, ele vai O QUÊ hoje:!.... 
Claro, tudo em inglês. Resumindo era "O" programa do sábado.

E o jogo tinha tudo de clássico: banda, cheerleaders (com um chreeleader no meio que não fazia nada, só batia palma), mascote, momento nostalgia com jogadores do time de 90...





O único porém foi aguentar quase 2h de um jogo que você náo entende e ainda por cima Cornell perder! Pelo lado positivo, pelo menos estou numa universidade flamenguista!

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Mundo dos esquilos

Acho que já comentei, mas é tão absurdo que vale reforçar. Acho que em Ithaca tem 100 esquilos por habitante. Onde você olha tem um correndo, um comendo, um olhando... Mexe um arbusto é um esquilo, houve um barulho é um esquilo... impressionante!

Acredito que este alvoroço todo seja por duas razões. A primeira, claro, está chegando o inverno e eles devem ter de fazer o estoque de comida. Segundo, porque tem muita árvore que dá uma noz pequeninha que eles chamam aqui de "acorn" que eles simplesmente amam. E tem tanto dessa árvore como tem esquilo, é como amendoeira no Rio.

Mas, o mais incrível de tudo, é que eu descobri nas cataratas de Niagara que existe esquilo preto! Parece um gambazinho de desenho, tipo Pepe LePew (de novo, conhecimentos de infância) mas sem a listra branca é claro...

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Niagara Falls

Ontem, casório da Carol e do Serginho, foi também o dia da minha "field trip" para Niagara Falls. Saimos cedinho pois são 3h daqui. Em Ithaca estavam uns 10 graus e chuviscando, terrível... ninguém merece ficar molhada neste clima tão agradável.

Mas, demos sorte! Chegando lá o sol abriu e ficou até quentinho, provavelmente uns 20 graus. Sendo assim, logo que cheguei fui para os "passeios" que resultava em ficar molhada, assim teria tempo de secar ao sol... O parque em si realmente é bem bonito e bastante grande em extensão.  Não sei se é mais bonito ou não do que Foz de Iguaçu, pois nunca fui, mas... Você consegue ver tanto as cataratas do lado americano (American Falls) como do lado canadense (Horseshoe Falls), mas obviamente eu não poderia ir conhecer realmente o lado canadense pois não tenho visto...

Fora isso, a melhor parte foi me sentir num desenho do pica-pau. Caso vocês não tenham esta cultura de desenho animado, os capítulos em Niagara sempre tinham várias pessoas na base das cataratas fazendo "Eeeehhhhh" quando alguém descia de barril. Simplesmente sensacional, igualzinho, mas infelizmente não permitem mais ninguém descer de barril... Sendo assim, fiz dois passeios, o de descer quase embaixo das cataratas de capinha amarela  do pica-pau e o de pegar o barco e ir em frente as cataratas canadenses, que são as maiores.
American Falls vista de cima

American Falls vista por baixo (mais perto corria sérios riscos de danos à câmera, mas eu cheguei o mais perto possível)

Chinelinho lindo que eles dão. Feios mas necessários, impossível sair seca mesmo com eles, com a capa, e tudo mais.
Horseshoe Falls (Canadá)
Chegando pertinho do Horseshoe Falls

domingo, 19 de setembro de 2010

Niagara Falls - teaser

Só para vocês terem uma idéia... acabei de chegar de lá, tô cansada e ainda vou preparar meu almoço de amanhã. Os detalhes e mais fotos vêm depois.

sábado, 18 de setembro de 2010

Cascadilla Glen Trail

Querendo aproveitar ao máximo o sol e os 21 graus do sábado, já que não tenho idéia quanto terei disso ainda, resolvi visitar "gorges" ainda não descobertos!

Então, depois de dar uma corridinha (ainda tirarei fotos do South Hill Recreation Way) e lidar com afarezes domésticos como lavar roupa e fazer compras, fui ao Cascadilla Creek onde tem uma trilha que você vai beirando mesmo o tal do riacho, lá embaixo e não do nível da rua. A trilha começa no meio da cidade (estrela da esquerda) e termina na Cornell (estrela da direita).

Infelizmente, chegando lá, descobri que a trilha está fechada para manutenção. Um saco. Mas mesmo assim fui seguindo o Cascadilla Creek pela rua mesmo, chegando até o bairro de Collegetown e uma das entradas da Cornell. Lá tem como continuar acompanhando o riacho, mas achei que já estava de bom tamanho. Tenho que me preparar para amanhã conhecer o Niagara Falls State Park!

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

South Hill Recreation Way

7:10 da manhã

11 graus

Corridinha de 3Mi no South Hill Recreation Way (sim, adoro quando eu mesma me surpreendo e consigo ir correr de manhã com esse friozinho)

Saldo positivo disso tudo: cruzar com coelhos selvagens e Bambis! Agora acredito que o parque fica interditado no outono para caça!

As fotos não são minhas, são genéricas, mas eles eram igualzinhos! Não dá para correr com máquina fotográfica, né...

domingo, 12 de setembro de 2010

sábado, 11 de setembro de 2010

Sábado no parque

Sábado, dia de sol bonito e não muito quente (por volta de 19), era um convite para um passeio na cidade e mais uma corridinha do projeto "sedentarismo não". Então, segui o mesmo trajeto de ontem só que ao invés de vir direto para casa, fui para o Cayuga Lake. Não entrei na Water St. (a da ladeira) e sim na seguinte. O ruim foi descobrir que era uma ladeira tão íngrime quanto, mas...

Pelo menos descobri que no próximo dia bonito como esse, posso ir pela cidade direto para o Cass Park, que fica do lado oeste do Cayuga Lake (Ithaca fica no lado leste). Lá tem uma pista ciclovia que vai beirando o lago, muito bonito e plano! Fica para próxima...

O mais legal ainda foi conhecer o Children's Garden, que só tinha passado de carro. É um jardim público, cuidado pela comunidade, cujo intuito é ter diversas espécies de ervas e temperos, vegetais e frutas para as crianças cuidarem, mexerem, saberem o que é, provar, cheirar... como a placa diz, é um "edible garden". Fofo demais.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Um basta ao sedentarismo

Após 10 dias em Ithaca, sem fazer nenhum exercício, só andando pela Cornell e subindo-descendo a ladeira aqui de casa, hoje dei um basta no sendentarismo!

Como cheguei em casa cedo e abriu um sol lindo, fui correr. Tenho que aproveitar estes momentos de tempo bom, pois depois o frio intenso chega, dia-sim dia-não chove e não sei se terei verba para uma academia, já que não tenho previsão e quando a bendita CAPES vai depositar minha bolsa...

Segue o trajeto... uns 40 minutinhos, entre subidas e descidas (a maldita Water St., pequeninha no meio do parque, é uma ladeira sinistra! Amanhã irei mais a frente e pegarei a próxima...)


quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Laboratorio novo. Ou ainda não tão novo...

Primeira semana no laboratório novo e........

Sem realizar nenhum experimento. Ok, é claro, que não ia chegar na primeira semana já fazendo tudo, até porque ainda não tenho minha amostra e justamente estou aqui para aprender metodologias que não sei ainda. Certamente não seria na primeira semana que me deixariam sozinha mexendo nas coisas.

Mas, o problema mesmo foi que cheguei na semana da mudança! Sim, saí do Rio antes das obras no nosso novo lab na UFRJ para chegar na reforma do prédio do Food Science. Ou seja empacotar TUDO para levar para o laboratório temporário para depois voltar com tudo quando o departamento estiver devidamente pronto. Não serão só 1, mas 2 mudanças! Sensacional...

No entanto isso foi bom para ver que os laboratórios do Fundão e de Cornell tem ou não em comum:

Semelhanças:
- Equipamentos e materiais muito velhos. Tudo bem que aqui eles tem dos novos também, mas acho que guardam o velho por sentimentalismo. Pelo menos não precisamos nos sentir mal por um banho-maria enferrujado ou um vortex que tá soltando pedaços da borracha preta...
- Bancadas bagunçadas e com material espalhado (sim, também tem os alunos que acabam e esquecem suas coisas alí por cima)
- Alguns (pelo menos os não chineses) curtem trabalhar com música! uh-huuu
- Amostras congeladas de 1997, 2000, 2002... que foram obviamente jogadas fora na arrumação de terça
- Um espectrofotômetro Beckman!! hahaha tirei até foto (a caixa já era para o empacotamento)


Diferenças:
- Reaproveitamento não existe. Se não é de vidro, usou - joga fora. Nada daquela nossa preocupação em lavar tips, eppendorfs, tubos falcon, pipetas de vidro, com medo de acabar e não termos dinheiro para comprar mais
- Variedade e quantidade: você quer um Erlemeyer? becher? balão de vidro? coluna de GC? de HPLC? Tem vários e de todos os tamanhos e tipos. Reagentes, solventes, padrões? Praticamente um supermercado! Coisa boa hein?! 

Fiquei até com nervoso e com vontade de pegar umas coisinhas dessas que estavam indo pro lixo... mas me dei conta que este era o pensamento UFRJ de "nada se joga fora, tudo se reaproveita" e que pelo menos por estes 9 meses vou poder pensar com a cabeça de Cornell!

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Sobrevivência

É bom que o problema com minha bolsa resolva logo, pois pelo visto não vou poder ganhar um dinheiro como os demais brasileiros no exterior...

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Depois do Labor Day o inicio da labuta

Hoje foi o primeiro dia de trabalho! Sim, peguei meu ônibus, fui para faculdade conhecer meus labmates. Os alunos são super simpáticos, e alguns recém chegados e perdidos como eu, e temos um técnico que faz todo trabalho pesado (iei), mas o meu orientador já sentou comigo e determinou o que irei fazer, o que tenho que aprender e o que ele quer que eu mostre de resultado semana que vem... Mas vou deixar a parte de trabalho para outro momento, quando realmente estiver preocupada ou mesmo desesperada!

Vou contar primeiro da Cornell em si. Pelo mapa fica claro que o campus é enorme, né...


Vamos aos dados gerais
- Fundada em 1865 o campus tem 745 hectares
- São 14 faculdades e institutos, sendo 11 em Ithaca, 2 em NYC e 1 no Qatar (!)
- População de 20000 estudantes sendo destes 17% de alunos estrangeiros.
- Dentre os 10 países que mais mandam alunos ara Cornell estão China e Coréia do Sul

Mas o mais bonito é que a universidade, como se vê no mapa, é toda cortada por "rios" originados nos lagos da região, conhecidos como Finger Lakes. E formam paredões de pedra com várias cachoeiras, os tais "gorges". Tanto é que a piada aqui são as camisetas com o escrito "Ithaca is gorges", sacaram?

Assim, a primeira foto daquele post anterior é de fato de dentro do campus! Lindo! Seguem mais algumas fotos de dentro do campus e dos prédios dos departamentos.

McGraw Tower
Baker Complex


Ah! Essa última é de um dos alojamentos da universidade... igualzinho a UFRJ...

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

A diferença entre comida e comida

Que a população americana é enorme e sofre com a prevalência de obesidade (haha, termo especial para as nutris) todo mundo sabe. Mas, apesar disso, aqui em Ithaca a "gordura" não é nada muito assustadora. Claro, volta e meia aparece alguma mulher (e 90% das vezes é mulher) gigantesca mas não é a maioria.

Acho que o que salva Ithaca é o conceito sustentável e agroecologico da cidade. Aliás, se alguém quiser visitar e ficar no Eco-Lodge, pode vir! Mas, o assunto da vez era comida, não vou perder o foco. Depois de algumas idas aos mercados, locais e grandes cadeias, cheguei a conclusão que o problema do americano é excesso de opção! Porque comida eles tem, aos moooontes, mas saber a diferença entre comida e COMIDA é que deve ser o problema.

As grandes redes de mercado são inacreditáveis de tamanho e variedade. Só de alimentos orgânicos são umas 10 fileiras, hortifruti do tamanho do próprio Hortifruti, seções distintas para culinária thai, japanesa, kosher, latina... mas aí depois também tem a seção "porcaritos" em pacotes obviamente super-família, balas, doces, chocolates, biscoitos, cereal!!!

Enfim, opção demais confunde, e na hora de escolher ninguém na prática sabe a diferença de comida x COMIDA. 


Impressão minha os estes 3 aí embaixo estão com cara de perdidos na seção de hortifruti?

domingo, 5 de setembro de 2010

Quiz de domingo

Façam suas apostas:

Abaixo temos 2 fotos. Qual é de dentro do campus e qual é do parque perto da minha casa?

Pergunta bônus - em uma das duas fotos tem uma pessoa. Quem achar a pessoa ganha um post extra só das guloseimas americanas.

Beebe Dam, Beebe Lake, Cornell University
Six Mile Creek

Domingo no campo

Hoje foi um domingo relax. Acordei e fui lavar roupa. Tem uma sala de lavanderia no prédio, ainda bem. E o melhor, se você não tiver moedas não tem problemas! Você pode acionar a sua máquina de lavar ou secar com seu cartão de débito ou crédito, sensacional! Assim, entre acordar, tomar café, tomar banho e dar um jeitinho no quarto antes de sair, lavei 3 jogos de toalha e 1 calça jeans... super prático!



Hoje o dia foi friozinho desde de manhã, por volta de uns 18-20 graus, um ventinho geladoooo.... mas com sol! O programa de hoje: Nada de shopping e sim o Ithaca Farmer's Market. Só de produtores orgânicos locais e artistas com trabalhos manuais. A sim, tinham barraquinhas de comidas... exóticas - do Sri Lanka, Tibet, Camboja, entre outros. Os expositores, só bicho-grilo, mas o hortifrutigranjeiro, lindo! Vendiam até queijo feito de kefir, onde já se viu isso! Minhas compras? Não podia comprar muito né, gente, tô sozinha aqui, mas trouxe meu produto orgânico só para constar!


Olha o MIIIIIIIIIIIIIIIIIII!